Emerson Maranhão

Jornalista, diretor e roteirista.

Émerson Maranhão é jornalista, diretor e roteirista. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), tem formação em Realização Audiovisual pelo Instituto Dragão do Mar (CE) e em Narrativas Transmidiáticas, pela Baltic Film, Media, Arts and Communication School, da Universidade de Tallinn (Estônia).

Já desempenhou diversas funções na carreira jornalística e tem no currículo alguns dos prêmios mais importantes da imprensa brasileira. É autor do livro ‘Cinema Falado’ (Ed. Dummar), que reúne entrevistas exclusivas com 12 cineastas cearenses, como Karim Aïnouz (A Vida Invisível), Allan Deberton (Pacarrete), Halder Gomes (Cine Holiúdy) e Guto Parente (Inferninho), entre outros, e coautor do livro-reportagem “A Peleja da Água – Reportagens Etnográficas”.

No audiovisual, integrou comissões de seleção de roteiros e de mostras competitivas de festivais, coordenou o Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo e participou de júris de festivais de cinema, além de trabalhar na produção e direção de curtas e médias-metragens e de ter dirigido e roteirizado mais de 100 webdocs e webséries especiais.

O documentário Aqueles Dois, seu curta de estreia, foi selecionado para mais de 40 festivais nacionais e internacionais, e já coleciona 17 prêmios.