Cinema do Dragão traz a crítica Maria Caú para ministrar aula sobre filme-ensaio

107 0

Na próxima quinta-feira (22), o Cinema do Dragão dá início a uma série de aulas abertas gratuitas voltadas para ampliação de repertório em cultura fílmica, que serão realizadas uma vez por mês em formato virtual. Abrindo o ciclo, a professora, pesquisadora e crítica de cinema Maria Caú ministrará “O espaço no Filme-Ensaio”, formação que será transmitida ao vivo no YouTube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro), a partir das 19h30min. 

Com caráter introdutório, a aula será destinada a interessados em conhecer o conceito de filme-ensaio, como a categoria surge no ambiente cinematográfico e as suas principais possibilidades no espaço do cinema contemporâneo. 

O ensaio, gênero de escritura batizado pelo filósofo Michel Montaigne no século XVI, é definido como uma categoria que transita entre a ciência e a arte, em que o ponto de vista e a experiência viva do autor se sobrepõem ao apego a conceitos fixos e uma metodologia pré-definida. Trata-se de uma forma que se molda a seu objeto, que abole a rigidez dos métodos tradicionais em busca do pulsar da experiência e do questionamento, sempre em aberto.  

Sobre a convidada

Maria Caú é professora, pesquisadora e crítica de cinema filiada à Associação Brasileira de Críticos de Cinema –  Abraccine. Formada em Cinema pela UFF e Doutora em Ciência da Literatura pela UFRJ, com pesquisa sobre as inter-relações entre o cinema e a literatura. É autora do livro Olhar o mar: Woody Allen e Philip Roth — a exigência da morte (Editora Verve, 2015). Atualmente, coordena, ao lado de Carolina Amaral e Marcel Vieira, o seminário temático Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual na Socine.

Serviço: Cinema do Dragão apresenta “Aula de Filme-Ensaio”, com Maria Caú

Data: 22 de julho de 2021 (quinta-feira)
Horário: 19h30min

Exibição: YouTube do Dragão

Acesso livre e gratuito

Deixe uma resposta