Curso de Crítica Cinematográfica está com inscrições abertas

115 0

O crítico e cineclubista Giovanni Comodo desvenda as diversas maneiras de olhar um filme ou uma série. Em seis encontros, a partir do texto “A Arte de amar” de Jean Douchet, o curso apresentará trabalhos de grandes autores e autoras essenciais para a construção do pensamento da crítica hoje e discutir questões como o papel da crítica, sua importância, a busca por parâmetros objetivos, o império do gosto, a Política das Atrizes e também as crises que a crítica vem enfrentando.

A história da crítica de cinema no Brasil e quais novos meios e caminhos vêm sendo abertos nos últimos anos também estão no conteúdo do curso. Além disso, serão aplicados dois exercícios de produção de textos para os alunos inscritos.

“Você sairá do curso tendo sua visão crítica de obras audiovisuais. Tal visão é extremamente importante para qualquer pessoa que quer começar a estudar cinema ou para quem tem vontade de ver os significados por trás das camadas de qualquer obra audiovisual”.

Serão 12 horas de conteúdo programático, divididas em aulas gravadas + Interação Ao Vivo para tirar dúvidas e conteúdos extras em três encontros pelo Zoom, realizados nos dias 22 e 29 de julho e 5 de agosto.

Sobre o instrutor:

Giovanni Comodo – Cineclubista com formação em Direito, integrante do Coletivo Atalante desde março de 2018, um dos curadores e programadores do Cineclube do Atalante na Cinemateca de Curitiba. Fundador e mediador do Clube do Filme, encontro mensal dedicado à discussão de um filme e textos relacionados, em atividade desde 2018. Fez parte da equipe do CineFAP, cineclube da Faculdade de Artes do Paraná (2015-2019), e do Núcleo de Crítica de Cinema de Curitiba (2016), onde foi editor assistente da sua revista. É também crítico de cinema, tendo escrito em diversas publicações nacionais e internacionais. Atualmente realiza seu mestrado em Cinema e Artes do Vídeo no PPG-CINEAV/UNESPAR e é colaborador do Estado da Arte (Estadão).

Para mais informações e fazer a inscrição:

Deixe uma resposta