Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero recebe inscrições

114 0

Estão abertas até o dia 11 de maio de 2021 as inscrições para a IX Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero, que tem como tema central “Conexão entre Artes, Ciência e Política para bem viver o presente”. Realizado pela ONG Fábrica de Imagens, o festival apresenta seleção de filmes curtas-metragem que abordem as relações de gênero, e será apresentado virtualmente.

Serão aceitos documentários, ficções, animações e filmes experimentais produzidos a partir de 2019 e que tratem de questões como sexualidades, raça e etnia, classe, geração, deficiência, migração, violência contra mulher, masculinidades, paternidade, maternidade, LGBTQIAfobias, exploração sexual, direitos sexuais e reprodutivos; Direitos Humanos, entre outros temas conexos (ver regulamento).

Clique e inscreva-se

O resultado da curadoria será divulgado no dia 1º de junho e o público poderá assistir aos curtas selecionados em casa, nas transmissões online que vão acontecer entre os dias 21 e 26 de junho.

“No contexto atual, insistirmos na realização do IX Curta o Gênero é, sobretudo, uma forma de resistência aos ataques e ameaças que a Cultura, a Arte e a Ciência, bem como as pessoas que atuam no campo dos Direitos Humanos, gênero, sexualidades, feminismos, raça vêm recebendo”, afirma Christiane Ribeiro, diretora da Fábrica de Imagens e uma das organizadoras do evento.

“Com a Mostra Internacional Audiovisual não é diferente. É uma forma de realizadores e realizadoras audiovisuais difundirem suas obras num contexto tão adverso para a categoria e para quem trabalha com cultura de um modo geral e, para nós enquanto público, continuarmos tendo acesso às produções de boa qualidade e com temáticas tão diversas”, completa.

A cada ano, a Mostra  conecta a produção audiovisual cearense, brasileira e internacional e teve, em sua última edição (2019) mais de 360 curtas-metragens inscritos de 14 países. Entre as obras selecionadas, 46  foram dirigidas ou codirigidas por mulheres.

Os curtas são agrupados nas sessões: Paratodes; Pequeno Panorama Cearense;  Pequeno Panorama Latino-americano; O que pode o corpo? Desejo, poder e política; E quando elas se juntam? Canto, poesia e revolução e as exibições educativas voltadas ao público infantil no Colorindo O Gênero.

Deixe uma resposta