Curso ‘Cinema – História e Linguagem’, do crítico Inácio Araujo, está com inscrições abertas

240 0

O curso, que acontece anualmente desde 1999, terá início no dia 15 de fevereiro e vai até 21 de dezembro, sempre às segundas-feiras, a partir das 20h, até aproximadamente 23h. Para quem não puder assisti-las nesse horário, será programada todas as semanas a repetição das aulas, para que os alunos não percam a matéria lecionada.

O valor mensal do curso é de R$ 320,00. No caso de pagamento antecipado para semestre ou anual, estão previstos descontos de 5% e 10%, respectivamente.

“Cinema – História e Linguagem” aborda o surgimento das imagens em movimento como elemento renovador da estética desde o início do século 20 e suas transformações até o momento atual.

Trata-se de indagar qual o seu significado. O que trouxe de único para o universo das artes. Como absorveu a influência de outras artes, como o teatro, a literatura, a pintura. Qual o modo de produzir conhecimento que introduziu. Como esses elementos foram se sedimentando e se transformando ao longo do tempo. Qual o destino das imagens em face das transformações introduzidas pelas novas tecnologias?

Introduzir essas questões e oferecer ao aluno uma visão organizada da evolução do cinema é o objetivo central do curso, que enfatiza a formação da linguagem, a evolução dos gêneros, os diálogos entre cineastas do presente e do passado, as intercorrências com as demais artes e entre o cinema e a história.

No primeiro semestre, o curso aborda o cinema desde o seu surgimento, no fim do século 19, até a era clássica. O segundo semestre é dedicado às transformações do cinema moderno e contemporâneo, a partir de Orson Welles e do neo-realismo, passando pelas revoluções dos anos 60 (Nouvelle Vague, Cinema Novo), o cinema de autor, chegando às transformações introduzidas pelos cineastas contemporâneos mais originais, como David Cronenberg e David Lynch, entre outros.

Informações mais detalhadas e inscrições podem ser solicitadas através do email cinegrafia@uol.com.br ou pelo whatsapp 11.992440771 (com Mônica, ou no site cursoinacioaraujo.blogspot.com

Sobre Inácio Araujo

Além de crítico de cinema do jornal Folha de S. Paulo, Inácio Araujo é autor dos livros Hitchcock – O Mestre do Medo (ed. Brasiliense) e Cinema – O Mundo em Movimento (ed. Scipione). Escreveu o romance Casa de Meninas (prêmio APCA como Revelação de Autor, 1987 – 2ª. ed. pela Imprensa Oficial) e o volume de contos Urgentes Preparativos para o Fim do Mundo (Iluminuras, 2014).

Participou, como roteirista e montador, de vários filmes de longa e curta metragem.

Ministra desde 1999 o curso ‘Cinema: História e Linguagem”. Desde 2014 divide com o crítico Sérgio Alpendre uma “Oficina de Crítica Cinematográfica”. Uma antologia de seus textos críticos para a Folha foi publicada em 2010, com o título Cinema de Boca em Boca – Críticas de Inácio Araujo (Imprensa Oficial, 2010)

Deixe uma resposta