2º Anima Ceará anuncia os curtas selecionados

106 0

2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web selecionou 22 produções para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem de Animação do evento, que acontece de 5 a 8 de novembro deste ano. Toda as atividades do Anima Ceará serão gratuitas, transmitidas através dos canais do evento, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no Youtube. O festival é uma realização da Aguaboa Cultural e da Irê Brasil. Tem o patrocínio exclusivo da Oi, através do Mecenato Estadual do Ceará, apoio cultural do Oi Futuro e o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura.

Para a Mostra Competitiva foram selecionados curtas-metragens de nove estados – Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Do Ceará, estão na Mostra Competitiva duas animações, Estou Mais Velha Longe de Casa, de Janaína Lacerda, da cidade do Crato, e Mitologia Nordestina, de Alisson Pereira Flor, de Juazeiro do Norte. Tem participação cearense também o curta Vento Viajante, produção do estado do Espírito Santo realizada por Analúcia Godoi e alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA, de escolas municipais de Icapuí, Ceará.

Do Nordeste estão também na mostra competitiva as produções pernambucanas Barbas de Molho, de Eduardo Padrão e Leanndro Amorim, O Mundo de Clara, de Ayodê França, e Quando a Chuva Vem?, de Jefferson Batista, e, da Bahia, Corações Encouraçados, de Jamile Coelho.

O estado de São Paulo aparece com maior número de representantes na mostra, com sete dos 22 selecionados. São eles, Claudete e o Bolo, de Fádhia Salomão, Histórias Migratórias, de Camila Santos e Claudia Erika Mamani Copa, Jacob Collier – He Won’t Hold You (feat. Rapsody), de Daniel Bruson, Lé com Cré, de Cassandra Reis, Na Trilha das Borboletas Azuis, de Vini Wolf, O Homem das Gavetas, de Duda Rodrigues, e Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR (codireção).

Minas Gerais e Rio de Janeiro têm, cada estado, três curtas concorrendo na mostra. De Minas Gerais, GATO THE CAT – O Gato sem Botas, de Paula de Abreu, Poética de Barro, de Giuliana Danza, e Walter Tournier, de Sávio Leite. E do Rio de Janeiro, Andorinha, de Clara Braem, O Brasil de Tuhu – Nesta Rua, de Felipe Grosso e Odirlei Seixas, e Trip & Treasure, criação coletiva dos alunos do Estúdio Escola de Animação.

Fechando a lista dos selecionados, estão duas produções da região Sul do país, Almofada de Penas, de Joseph Specker Nys, de Santa Catarina, e Apneia, de Carol Sakura e Walkir Fernandes, do Paraná. A curadoria da mostra foi realizada pelos cineastas Telmo Carvalho e Mariana Medina.

Nos três primeiros dias do Anima Ceará os filmes selecionados serão distribuídos em três sessões diferentes, uma a cada dia, disponíveis das 9h às 19h nos canais de exibição do festival no Youtube. Das 20h às 21h haverá debate sobre o os curtas-metragens exibidos na sessão do dia, conduzidos por Vinícius Bozzo.

Na data do encerramento serão anunciados os vencedores. O melhor curta-metragem eleito pelo júri receberá o Troféu Anima Ceará, criação do artista plástico Dim Brinquedim, e prêmio no valor de R$ 3 mil. Também recebem o troféu os vencedores nas categorias de Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Filme Infantil.

OS 22 CURTAS SELECIONADOS

  • Almofada de PenasJoseph Specker Nys. 12’. 2018. Florianópolis/SC.
  • Andorinha. Clara Braem. 5’. 2020. Rio de Janeiro/RJ.
  • Apneia. Carol Sakura eWalkir Fernandes. 15’, 2019. Curitiba/PR.
  • Barbas de MolhoEduardo Padrão e Leanndro Amorim. 11’. 2019. Recife/PE.
  • Claudete e o BoloFádhia Salomão. 5’. 2020. São Paulo/SP.
  • Corações EncouraçadosJamile Coelho. 15’. 2019. Salvador/BA.
  • Estou Mais Velha Longe de CasaJanaína Lacerda. 3’. 2020. Crato/CE.
  • GATO THE CAT – O Gato sem BotasPaula de Abreu. 12’. 2019. Belo Horizonte/MG.
  • Histórias MigratóriasCamila Santos, Claudia Erika Mamani Copa. 2’. 2020. São Paulo/SP.
  • Jacob Collier – He Won’t Hold You (feat. Rapsody)Daniel Bruson. 5’. 2020. Sorocaba/SP.
  • Lé com CréCassandra Reis. 5’. 2018. São Paulo/SP.
  • Mitologia NordestinaAlisson Pereira Flor. 2’. 2019. Juazeiro do Norte/CE.
  • Na Trilha das Borboletas Azuis. Vini Wolf. 12’. 2020. São Paulo/SP.
  • O Brasil de Tuhu – Nesta RuaFelipe Grosso e Odirlei Seixas. 4’. 2018. Rio de Janeiro/RJ.
  • O Homem das GavetasDuda Rodrigues. 9’. 2019. São Paulo/SP.
  • O Mundo de ClaraAyodê França. 7’. 2019. Recife/PE.
  • Poética de BarroGiuliana Danza. 6’. 2019. Belo Horizonte/MG.
  • Quando a Chuva Vem? Jefferson Batista. 8’. 2019. Carpina/PE.
  • SangroTiago Minamisawa, Bruno H Castro, Guto BR (codireção). 7’. 2019. Campinas/SP.
  • Trip & TreasureCriação coletiva dos alunos do Estúdio Escola de Animação. 4’. 2018. Rio de Janeiro/RJ.
  • Vento ViajanteAnalúcia Godoi e alunos do Projeto Animação Ambiental/IMA (escolas municipais de Icapuí, Ceará). 7’. 2020. Vitória/ES.
  • Walter TournierSávio Leite. 11’. 2020. Belo Horizonte/ MG.

OS CURADORES

Especialista em Cinema de Animação, pela Embrafilme e National Film Board of Canadá, Telmo Carvalho é um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC). É sócio da Tusche Produções e atua como orientador de cinema de animação em oficinas socioeducativas, tendo produzido mais de 60 filmes com as crianças e jovens participantes. Mariana Medina é formada em Cinema, com especialização em Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É sócia-diretora, produtora e roteirista da Tusche Produções.

SERVIÇO

2º Anima Ceará – Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web – De 5 a 8 de novembro de 2020 no canal do YouTube do Anima Ceará, do Cineteatro São Luiz e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Site: www.animafestival.com.br. Redes sociais: @festivalanimaceara. Contatos: (85) 3055-3465. producaoanimace@gmail.com.

Deixe uma resposta