Conheça os vencedores do 9º Olhar de Cinema

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Em uma noite marcada pela forte presença feminina, passeios pela história foram destaque na mostra competitiva do 9º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que aconteceu de 7 a 15 de outubro, excepcionalmente de maneira inédita, e teve espectadores em todas as regiões do país, com uma grande procura e público recorde. O filme ganhador do Prêmio de Melhor Filme foi Luz nos Trópicos, passeio poético e experimental pela história das Américas dirigido por Paula Gaitán.

Já voltado a uma história pessoal, o também poético longa-metragem português A Metamorfose dos Pássaros, foi o escolhido pelo público como o melhor filme da edição. Sua diretora, Catarina Vasconcelos, também recebeu do júri oficial o Prêmio de Contribuição Artística. Formado pela curadora e pesquisadora Tatiana Carvalho Costa, pelo crítico e programador Nicolas Feodoroff e pela jornalista e programadora Cynthia García Calvo, o júri também concedeu o Prêmio Especial à produção belga Victoria, do trio Sofie Benoot, Liesbeth De Ceulaer e Isabelle Tollenaere. Na competição de curtas-metragens, o grande vencedor foi o francês Telas de Shanzai, de Paul Heintz.

Entre os premiados das outras mostras estão Pajeú, de Pedro Diógenes, eleito como melhor longa-metragem brasileiro pelo júri, e Memby, de Rafael Castanheira Parrode, melhor curta.

Os programadores James Lattimer, Haruka Hama e Gerwin Tamsma premiaram também como melhor filme da mostra Novos Olhares o longa O Ano do Descobrimento, de Luis López Carrasco. O grande destaque da mostra Outros Olhares foi o chileno Visão Noturna, de Carolina Moscoso Briceño, escolhido como melhor filme pelo júri formado pelos cineastas Shai Heredia, Maíra Bühler e Gil Baroni.

O Prêmio da Crítica, concedido pela Abraccine – Associação Brasileiras de Críticos de Cinema, foi para o filme Los Lobos, de Samuel Kishi. Os prêmios AVEC-PR, voltados para a produção paranaense, foram para os curtas Meia Lua Falciforme, de Dê Kelm, Débora Evellyn Olimpio, Destaque do Júri, e A Mulher Que Sou, de Nathália Tereza, Prêmio Berenice Mendes.

Todos estes filmes ganharão sessões extras. A partir das 19 horas de amanhã (16) até às 18h59 de sábado, será possível comprar o ingresso e assistir ao filme que quiser.

Também receberam menções honrosas os filmes O Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível: A Peleja de Noel Nutelsdirigido por Tiago Carvalho e selecionado para a Mostra Outros Olhares, e Agora (Brasil, 2020, 70 min.), de Dea Ferraz, da Mostra Novos Olhares.

Confira a lista completa de premiados

LONGA-METRAGEM

  • Prêmio Olhar de Melhor Filme
  • Luz nos Trópicos (Brasil, 2020, 260 min.) de Paula Gaitan
  • Prêmio Especial do Júri
  • Victoria (Bélgica, 2020, 72 min.) de Sofie Benoot, Liesbeth De Ceulaer e Isabelle Tollenaere
  • Prêmio Contribuição Artística
  • Catarina de Vasconcelos, por A Metamorfose dos Pássaros (Portugal, 2020, 101 min.)
  • Prêmio do Público
  • A Metamorfose dos Pássaros (Portugal, 2020, 101 min.), de Catarina Vasconcelos
  • Prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro
  • Pajeú (Brasil, 2020, 74 min.), de Pedro Diógenes
  • Menção honrosa: Agora (Brasil, 2020, 70 min.), de Dea Ferraz
  • Prêmio de Melhor Filme da Mostra Novos Olhares
  • O Ano do Descobrimento (El año del descubrimiento, Espanha/Suíça, 2020, 200 min.), de Luis López Carrasco
  • Prêmio de Melhor Filme da Mostra Outros Olhares
  • Visão Noturna (Visión nocturna, Chile, 80 min.), de Carolina Moscoso Briceño
  • Menção honrosa: O Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível: A Peleja de Noel Nutels (Brasil, 71 min.), de Tiago de Almeida

CURTA-METRAGEM

  • Prêmio Olhar de Melhor Filme
  • Telas de Shanzhai (Shānzhài Screens, 2020, França, 23 min.) de Paul Heintz
  • Prêmio de Melhor Curta-Metragem Brasileiro
  • Memby (Brasil, 15 min.) de Rafael Castanheira Parrode

OUTROS PRÊMIOS

  • Prêmio da Crítica – Abraccine
  • Los Lobos (México, 2019, 95 min.), de Samuel Kishi 
  • Prêmio AVEC-PR
  • Prêmio Destaque do Júri: Meia Lua Falciforme (Brasil, 2019, 22 min.), de Dê Kelm, Débora Evellyn Olimpio
  • Prêmio AVEC – Berenice Mendes: A Mulher que Sou (Brasil, 2019, 15 min.), de Nathália Tereza 

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