MS confirma participação no Fórum de Turismo LGBT do Brasil

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O Mato Grosso do Sul é presença garantida no Fórum de Turismo LGBT do Brasil, evento promovido pela Revista ViaG, que ocorrerá online entre os dias 23 a 27 de novembro. A confirmação do estado no evento foi feita por Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur), durante o Abav Collab, evento virtual realizado pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens.

“Na edição passada, fomos no Fórum de Turismo LGBT do Brasil para conhecer o mercado, aprender sobre o perfil do público e como trabalhar com ele. Nesse ano, nosso objetivo principal é mostrar o Mato Grosso do Sul e seus diferenciais para o segmento, e depois, desdobrar isso em capacitações e outras ações para o mercado”, afirma

Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul
(Fundtur)

O Fórum de Turismo LGBT do Brasil que originalmente estava agendado para ocorrer presencialmente em 9 de junho de 2020, precisou ser adiado e transportado para o formato digital, devido aos desdobramentos da pandemia de Covid-19.  

A programação digital será dividida em cinco blocos com dois temas. Os 30 minutos iniciais serão dedicados a um painel com temas variados com dois convidados e os 30 finais darão espaço a apresentações workshops de produtos e serviços. O conteúdo veiculado será gravado em HD e disponibilizado nas plataformas digitais do Jornal Brasilturis, publicação mais tradicional com foco na indústria turística, e nas plataformas digitais da Revista ViaG, publicação exclusiva para o turista LGBT.

A presença do MS no Fórum reforça o conjunto de ações desenvolvidas pelo estado, para valorizar o público LGBT, que incluem palestras, capacitações e campanhas turísticas promocionais.

Em 2019, Alex Bernardes, diretor comercial da Revista ViaG e idealizador do Fórum de Turismo LGBT do Brasil, palestrou sobre as especificidades do nicho no seminário Isto é Mato Grosso do Sul. O especialista também foi responsável por ministrar workshops sob o tema na região.

“Já tivemos aqui no MS seminários e capacitações, temos uma comunicação específica e agora, vamos lançar novas campanhas. Conseguimos também identificar quem são os empresários que estão trabalhando para nesse nicho e vamos apresentá-los conosco no Fórum. Queremos conectar nosso destino com o trade a fim de e promover negócios”, enfatiza.

Alex Bernardes, diretor comercial da Revista ViaG e idealizador do Fórum de Turismo LGBT do Brasil

Bruno relata que esteve em reunião com Leonardo Bastos, subsecretário Estadual de Políticas Públicas LGBT do Mato Grosso do Sul, o qual se mostrou positivo com as ações da Fundtur para com o público LGBT.  

“É importante frisar que fizemos uma preparação de trabalho que dura quase dois anos. Buscamos especialistas para aprender sobre o público, conhecer o mercado e só depois agir. O trade recebeu muito positivamente esse trabalho, prova disso foram as salas lotadas no workshop em tivemos pessoas de Bonito e demais regiões se deslocando até Campo Grande para assistir”, reforça.

O executivo ressalta também, que uma das preocupações está em orientar corretamente esses profissionais para que eles promovam um atendimento respeitoso, fazendo com que o público se sinta confortável no destino. Dentre as áreas trabalhadas, estão passeios para casais LGBT, atividades de aventura, contemplação, gastronomia e a cultura local.

As inscrições para o Fórum de Turismo LGBT do Brasil serão abertas no final de outubro, diretamente no portal do evento, e os 300 primeiros agentes de viagens e operadores de turismo que se inscreverem receberão em casa uma caixa com um brinde personalizado do evento e material promocional dos patrocinadores.

O Fórum de Turismo LGBT do Brasil conta com os patrocínios da R1 Soluções Audiovisuais, Pullman Vila Olímpia, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, ProColombia, Miami CVB, Hertz Rent a Car, CC Hotels, entre outros. Além disso, conta com o apoio institucional da IGLTA  (Associação Internacional de Turismo LGBT) e ABAV São Paulo.

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