Canal Brasil homenageia Sylvio Back

20 0

Recentemente intitulado Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Santa Catarina, o cineasta, poeta e escritor Sylvio Back é o homenageado de setembro do Canal Brasil. Ao longo do mês, sempre às quartas, às 13h40min, vão ao ar obras do artista catarinense.

O filme que abre a programação especial é o clássico do cinema urbano brasileiro Lance Maior (1968), no dia 2. Na quarta seguinte, dia 9, vai ao ar Revolução de 30 (1980), origem e desfecho do golpe de 1930. No dia 16, o canal exibe Guerra do Brasil (1980), sobre a Guerra do Paraguai. O Universo Graciliano (2013), sobre a vida, obra e morte de Graciliano Ramos, é o filme do dia 23; e Lost Zweig (2004), sobre os últimos dias de Stefan Zweig, encerra a homenagem, no dia 30.

O título de Doutor Honoris Causa foi concedido a Sylvio Back por sua obra cinematográfica e literária dedicada à arte e à cultura de Santa Catarina e do Brasil.

“Jamais pensei em receber tamanho reconhecimento pela minha obra, autodidata que sou, pois aprendi cinema vendo e ‘lendo’ filmes”, comemora Back.

E ainda mais sendo celebrado com esta prestigiosa mostra do Canal Brasil exibindo para o grande público alguns dos meus 38 filmes detentores de 77 prêmios nacionais e internacionais. Melhor, impossível! Muitas vezes falei, brincando, que cada filme, pelo tempo de realização (entre quatro e cinco anos, da ideia à primeira cópia) era como se fora um doutorado. Nunca me ocorreu o título de agora, uma bela surpresa que confirma a intuição que tive, consagrada com este inédito “Doutor Honoris Causa” pela excelsa Universidade Federal de Santa Catarina. Um luxo só!”, completa o cineasta.

Deixe uma resposta