‘Em Análise’ satiriza Central de Atendimento do Auxílio Emergencial

28 0

A peça se passa em um futuro próximo e apresenta um país ainda em estado de pandemia. As personagens Joy, Miguel, Tarcísio e Telma trabalham no fictício prédio de contas do Auxílio Emergencial do governo – uma central de atendimento ao cidadão com dificuldades em receber o benefício. Em meio ao caos no número de ligações e de beneficiários que reclamam estar com sua situação “em análise” há meses, todos os funcionários da instituição são surpreendidos com uma decisão da chefia: eles são obrigados a ficar em confinamento dentro da repartição, já que um funcionário está com suspeita de contaminação por um vírus desconhecido. Desenrolam-se acontecimentos surreais e transformações mirabolantes no passar de um tempo que esgota qualquer sociabilidade e leva todos a um limite extremo de revolta e insatisfação com tudo o que se põe à prova.

De forma satírica, a comédia apresenta personagens espelhados na realidade de um país em crise política em diversas áreas, sobretudo na saúde, guiada pela polarização extrema. Um modelo de sistema já falido, sustentado nas relações de poder e abuso.

O processo

Quatro atores cearenses, em isolamento social devido à atual pandemia mundial, decidiram estabelecer intercâmbio artístico na criação de uma obra cênica virtual. Ao experimentarem na pele as dificuldades no atendimento do auxílio emergencial e o descaso do poder público na gestão e execução da verba de emergência destinada à população, tornou-se urgente discutir esse tema.

O processo acabou por unir artistas de quatro estados diferentes na criação do espetáculo: Ceará, Pará, São Paulo e Bahia. Dois dos atores são residentes em São Paulo – Lucas Sancho e Marisa Bezerra (que é nascida no Pará, mas viveu muitos anos no Ceará) e outros dois estão em Fortaleza – Elisa Porto e Ricardo Tabosa. Uniram-se ainda à equipe o dramaturgo paulistano Bruno Sperança e a cantora, compositora, instrumentista e arranjadora baiana, responsável pela trilha sonora, Josyara.

É assim que, a quilômetros de distância, foi criado e será apresentado ao vivo o espetáculo Em Análise, pela plataforma de videoconferências Zoom. Uma obra que marca um encontro inédito entre artistas, mesmo em tempos de isolamento.

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Bruno Sperança

Atuação: Elisa Porto, Lucas Sancho, Marisa Bezerra e Ricardo Tabosa

Trilha Sonora: Josyara

Direção de arte e Direção geral: O Grupo

SERVIÇO

Em Análise

– Temporada de estreia: quartas-feiras de setembro – dias 2, 9, 16 e 23 – sempre às 21h.

– Local: Plataforma Zoom (o link de acesso está disponível no perfil do Instagram da @magnoliaproducaocultural e nos perfis dos membros da equipe).

* A entrada é liberada. O grupo pede contribuição consciente, disponibilizando dados bancários antes e após a sessão de cada dia, para quem quiser fazer uma contribuição espontânea ao espetáculo.

Deixe uma resposta