Fernando Meirelles discute produção audiovisual na ‘Live do Conhecimento’, nesta quinta

143 0

O cineasta Fernando Meirelles, nominado ao Oscar de Melhor Diretor pelo filme Cidade de Deus (2002), é o próximo convidado do projeto Lives do Conhecimento, realizado pela Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Ele compartilhará sobre sua carreira no bate-papo virtual, que acontecerá nesta quinta-feira, dia 23 de julho, às 18h, nas redes oficiais da instituição.

Meirelles tem também outros títulos de destaque em seu currículo de direção, como as adaptações cinematográficas das obras literárias O Jardineiro Fiel (2005) e Ensaio Sobre a Cegueira (2008). Seu filme mais recente é Dois Papas (2019), drama histórico-biográfico que, assim como Cidade de Deus, conquistou indicações em grandes premiações internacionais de cinema.

Além do trabalho atrás das câmeras, o cineasta é um dos fundadores da O2 Filmes, a maior produtora audiovisual independente do Brasil. Meirelles doou o cachê dele por sua participação no projeto para a Congregação das Filhas de Santa Tereza de Jesus, de Juazeiro do Norte (CE).

Glauber Filho, docente do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor e diretor dos longas Bate Coração (2019) e As Mães de Chico Xavier (2011), será o mediador da conversa. 

“Fernando Meirelles traz uma experiência de vida que se pautou no cinema, e hoje ele é um profissional que tem reconhecimento mundial a partir das suas obras. Além disso, ele tem um campo de atuação bastante amplo e é muito ligado às causas sociais. Por conta dessa experiência, nós podemos discutir sobre o planejamento de carreiras e de vida”, avalia o professor.

A promessa é que, no encontro virtual, os dois cineastas compartilhem opiniões sobre a contemporaneidade e a situação de isolamento causada pela pandemia do novo coronavírus. “Como a arte do cinema possibilitou a Meirelles que ele tivesse contato com vários mundos, acho que essa conversa será bem interessante no sentido de partilhar sua visão, principalmente agora, em que o mundo fala sobre modificações significativas”, comenta Glauber.

Lives do Conhecimento

O projeto Lives do Conhecimento realiza a difusão do conhecimento nas plataformas de comunicação da Universidade de Fortaleza reforçando a sua missão de promover o ensino de qualidade, a pesquisa e a extensão, nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, a Universidade estimula o diálogo com grandes nomes do pensamento contemporâneo, nacionais e internacionais, contribuindo para o intercâmbio de ideias não só em salas de aulas, mas também em ambientes virtuais, de modo a ampliar os horizontes de alunos, professores e do público em geral.

Serviço

Live do Conhecimento com Fernando Meirelles

Data: dia 23 de julho, quinta-feira

Horário: 18h

Transmissão: Facebook, Instagram, Youtube e TV Unifor (canal 181 da NET)

Faça sua inscrição aqui

Deixe uma resposta